A maior empresa de vestuário do Brasil foi também a primeira a produzir malhas no país. Estou falando da Hering, empresa fundada em Blumenau há mais de 100 anos que possui lojas em várias partes da Brasil. Um dos eios mais legais de Blumenau é a visita ao Museu Hering, um espaço onde é possível mergulhar na história desta grandiosa empresa.
O Museu Hering está localizado no bairro do Bom Retiro em uma rua que leva o nome de um dos irmãos fundadores da companhia, Hermann Hering. O curioso é que seguindo por esta rua, após uma curva, ela a a se chamar Bruno Hering, o outro irmão fundador da Hering. O museu não fica muito longe do Centro Histórico de Blumenau, dá pra incluir no roteiro no mesmo dia em que for à Vila Germânica, já que fica no caminho para lá.
Um pouco da história da Hering
A tradicional marca Hering foi fundada no ano de 1880 por dois irmãos, Bruno e Hermann Hering. As roupas da marca são muito conhecidas Brasil afora por manterem a qualidade e a simplicidade, sempre acompanhando as tendências da moda atual. Até hoje a companhia é gerenciada pela família Hering, que já está em sua 5ª geração, sempre ando de pai para filho.
Uma curiosidade sobre a logomarca da empresa são os dois peixes, que tem um significado. Hering em alemão significa “arenque”, um peixe parecido com a sardinha e os dois peixes na logomarca representam os dois irmãos Hering, fundadores da empresa. Tem muito mais sobre a história da Hering no site oficial da companhia.
O Museu Hering
Ingo Hering foi quem teve a ideia de criar o museu, ainda em 1980, ano do centenário da companhia. Somente 30 anos mais tarde o museu foi inaugurado, em novembro de 2010, em uma edificação do conjunto arquitetônico histórico da unidade matriz da Cia Hering em Blumenau. A casa foi edificada no final do século XIX, em estilo enxaimel, uma técnica trazida pelos imigrantes europeus. A edificação é tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado.

O eio pelo museu é guiado e o primeiro o é assistir a um documentário, que conta a história da Hering. Durante o tour, é possível ver objetos usados pela empresa durante os anos como antigas máquinas de tear e costura, fotografias e documentos que contam a história da família Hering. O museu é moderno e possui obras interativas, deixando o eio muito mais legal.



A camiseta branca, criada em 1910 e que consolidou a empresa faz parte do acervo do Museu Hering. É possível assistir aos antigos comerciais da marca, alguns são bem divertidos. Mais de 75 mil pessoas já aram pelo museu e o melhor de tudo, a visita é gratuita.
O eio continua pela parte externa do museu, onde o visitante tem o à outras construções históricas da Companhia como a charmosa casa em que a Família Hering morou.



O eio termina com uma visita ao Jardim Suspenso da companhia, projetado em meio a uma área de 300 hectares de mata exuberante e preservada. O Jardim Suspenso foi projetado e orientado pelo renomado arquiteto paisagista brasileiro Roberto Burle Marx. O local é super fotogênico, aproveite.


As visitas ao Museu Hering ocorrem de terça à sexta feira, das 9h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Entrada gratuita. Não é necessário agendamento se o grupo for menor que 10 pessoas. O local possui rampas de o, cadeira de rodas, elevador e banheiro semiadaptado a cadeirantes. Não deixe de visitar!

Museu Hering
Rua Hermann Hering 1740
Bom Retiro – Blumenau/SC
(47) 3321-3340
Site
Viagem realizada em agosto de 2017